segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DA AMIZADE E DO AMOR



Enquanto penso que os grandes poetas já disseram quase tudo sobre a amizade e sobre o amor, fico feliz por ainda me sobrar um espaço para também dizer o que percebo e o que sinto sobre estes dois sentimentos que movem a humanidade.
Estudiosos publicam seus grandes ensaios sobre estes temas, acordados pelos estudos e pesquisas. Mas muitos poucos tiveram a chance de viver a amizade e o amor, e por esta razão quase nada sabem, apenas escrevem o que de direito eles têm por conhecer o assunto, através dos livros, através de seus estudos.
Quando leio artigos que falam de experiências passadas e mesmo vividas, de verdade, então ainda eu sinto que possamos acreditar nestes sentimentos que são tão difíceis de explicar ou mesmo comentar. Mas quem vive intensamente sabe, de cátedra, tudo o que significa cada um deles.
 
Escrevo agora sobre a amizade...
 
Um dia, a gente encontra uma pessoa. Ao batermos o olhar sobre ela, o coração acelera e o encontro dos olhares já diz que podemos ser “amigos”, pois é inevitável o sentimento que abraça o mundo. Sentimos o “não estamos sós”. Há alguém que poderá nos encaminhar pelas veredas que nos conduzem a uma vida melhor, porque, agora, temos alguém em quem podemos confiar. O quanto podemos confiar... Nossos mais íntimos segredos, nossas alegrias, nossas falhas e nossos medos.
As mãos dadas selam o sentimento que nunca podemos entender, quando de nosso abraço e de nosso beijo na face.
O querer não se separar. A vontade de encostar o ombro para ouvir as lamúrias, o querer de um colo. O desejo de encontrar o infinito das estrelas. A vontade de contá-las, quantas existirem no céu de nossa imaginação e de nosso gosto.
A amizade ronda o nosso coração, assim como o amor!
Brindo à amizade que nos une...
 
Escrevo agora sobre o amor...
 
Quem há de entender o amor? Este sentimento está acima de nosso entendimento. Quem poderá falar dele, se ainda não o vivenciou?
Quantos escrevem sobre o amor, sem ao menos entender o que ele é verdadeiramente? Imaginamos festins no ar, quando estamos amando... É uma surpresa vê-lo pulsar em nosso coração.
O amor é, para quem tem a felicidade de senti-lo, o mais puro sentimento, o mais elegante deles, pois podemos tratá-lo com muita cerimônia, ainda que possamos sentir muito à vontade. Mas há de cultivá-lo com a maior seriedade, pois a ele devemos reverenciar por ser o mais sagrado dos sentimentos.
Não podemos explicá-lo, podemos senti-lo no fundo do peito, no pulsar do coração, quando estamos com quem amamos. E então o amor deixa-se aparecer. Ele deixa-se descoberto, para que possamos vivê-lo gota a gota, sem perdermos toda a sua essência!
Brindo ao nosso amor...
 
E por falar em “amizade e amor”, preciso, muito, encontrar o “Anel de Claddagh”... Este tradicional anel irlandês! Duas mãos segurando o coração coroado. O coração representa o amor... As mãos, a amizade... E a coroa, a lealdade. E é também usado como símbolo de eternidade.
Deverei, ainda, correr o mundo, em sua busca... Vou precisar de um par deles!
 
A belíssima história de origem deste anel, lenda verdadeira na história da Irlanda, poderá ser apreciada em: http://maniadeprincesa.blogspot.com.br/2012/02/o-anel-de-claddagh.html
onde eu a encontrei, com mais detalhes, dias atrás!
 
#######

Nenhum comentário:

Postar um comentário