segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DA ARTE DE ENGANAR



Hoje, estou pensando... Tantas pessoas usam, tão maravilhosamente bem, do ofício de iludir outras pessoas, quando não iludem a si mesmas a maior parte do tempo de suas vidas!

Usei o termo “maravilhosamente” por ser tão fácil. Para quem sabe enganar, o burlar é como beber água. O engano ou o erro é um equívoco, que dá margem à suspeita.
Conseguir esta “façanha”! Enganar alguém e iludir o coração... Cair na ilusão de que tudo está bem, quando não está de fato, é o pior dos enganos. A gente vive o faz de conta, a gente passa por cima, a gente tira a poeira e continua de pé, mesmo sabendo que na realidade a gente está de quatro, com o corpo todo arriado.
Pra que mostrar a nossa fraqueza? Não, isto é por demais ultrajante, para nós que sentimos o abatimento de nossa resistência moral. Pra que mostrar o nosso desencanto? Não, isto é o mesmo que colocar a nossa cabeça à mercê da forca. Pra que mostrar a nossa humilde condição? Não, isto é jurar de morte o nosso próprio ego. Pra que servir de isca? Não, isto é o mesmo que ser coadjuvante, auxiliando a morte prematura. Pra que se mostrar forte? Não, esta condição já nos coloca fracos diante de qualquer situação.
Por isso, é mais fácil iludir, enganar aos outros e a si próprio.

Mas, não podemos tapear a vida o tempo todo. Cedo ou tarde, a nossa verdade vem à tona descortinando toda a ilusão que tecemos ao longo do período no qual induzimos um erro.
Então... Eu penso: pra que enganar? Esta maneira prática de contornar as coisas só serve mesmo para “tapar o Sol com a peneira.”

Sejamos honestos até aonde a vista não mais possa alcançar. Sejamos honestos, enquanto podemos viver de maneira digna, sem tropeços. Sejamos nós mesmos, simplesmente.
Por que não abrandar tudo o que sentimos? Assim, pode ser melhor, assim pode ser o ideal.
Vamos dizer tudo “na lata” tudo o que sentimos. Vamos impor, acima de tudo, todos os nossos sentimentos. Vamos dizer, com todas as letras, aquilo que está dentro de nós, e assim será melhor. Vamos, enfim, acreditar que podemos ser o que podemos ser, sem máscaras. Difícil se mostrar? Não é não! Tenhamos coragem, sem enganar aos outros. Sem mentiras e com coragem.

Da arte de enganar, não levamos nada, levamos apenas sofrimento e mentira.
Sejamos nós, para que possamos acreditar em tudo o que sentimos, sem ludibriar a vida, as pessoas e a nós mesmos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário